ESAOFFOTOS4.jpeg
OFERTA FORMATIVA 23/24
Image
Informações - Provas de Equivalência à Frequência
Os Encarregados de Educação podem consultar as informações das Provas de Equivalência à Frequência no menu Informações e submenu Provas e Exames.
Formulário de pré-inscrição no ensino secundário 2024-2025
Exames
Informa-se que o prazo de inscrição para provas e exames do ensino secundário, para a 1.ª fase (com caráter obrigatório para todos os alunos), será de 26 de fevereiro a 8 de março de 2024.
Para o efeito, o acesso à plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames - PIEPE, far-se-á no seguinte link https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login, de acordo com o Despacho Normativo n.º 4/2024.
Mais Informações
Escola piloto de manuais digitais para o 7.º ano
Os Encarregados de Educação devem aceder à plataforma mega e validar.
As credenciais dos manuais digitais serão fornecidas pela Escola.
Manuais Escolares
Os Encarregados de Educação poderão levantar os manuais escolares para o ano letivo 2023/2024 a partir do dia 5 de setembro de 2023.
Cursos Profissionais - Inscrições nos Exames (Época de setembro)
De 4 a 8 de setembro, os alunos do Ensino Profissional podem efetuar a inscrição, nos serviços administrativos, em 4 exames referentes a módulos por concluir.
Curso de Bombeiro
Protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Aguda e a Escola Nacional De Bombeiros.
Este Protocolo permite que os alunos terminem o 12º ano com a especialização de Bombeiro, estando desta forma habilitados a exercer funções nas diferentes instituições da área.

Matrículas do 9º para o 10º ano

Apoio dos diretores de turma do dia 17 a 20 de julho  |  Horário: 9h30 às 16h30

Pré-inscrição - 7º ao 9º Ano - Ensino Básico 2023/24

Podcasts da Rádio Escolar
Image
Jornal Escolar
Image
Ebook "Vidas com Rosto"
Image
Image
Image

APOIA A NOSSA CAUSA NO PINGO DOCE DE ARCOZELO

CONCURSO DE FOTOGRAFIA
"Câmaras em Ação"
Equipa de trabalho do GCI
CLUBE CIÊNCIA VIVA - “Viver+Ciência”
ESAOF_UCRANIA.jpg
Orçamento Participativo
Exames
As classificações dos exames nacionais estão disponíveis no Inovar Consultas.
Eleição - Associação de Estudantes
Resultados
Lista B- 177 votos
Lista M - 104 Votos
Nulos - 5
Brancos - 10
Total de votantes e votos - 296
Vencedor  -  Lista B
Processo Eleitoral para o Conselho Geral
Resultados
Pessoal Docente               Pessoal Não Docente              Alunos    

- Prazo de Inscrição para Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e Exames Nacionais e  Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário: 24 de março a 15 de abril;
- FAQ'S PIEPE - Inscrições: visualizar nesta página  em Ano Letivo - Exames 20/21;
- Os alunos que necessitem de esclarecimento sobre PIEPE devem contactar, preferencialmente, a escola onde se inscrevem.

Convocatória - Assembleia Geral Ordinária da Associação de Pais e Encarregados de Educação

Procedimento eleitoral para a Associação de Estudantes

Curso de Educação e Formação de Adultos

Início das aulas - segunda-feira (18 de setembro) às 19:00h
1º Ano - Sala 4
2º Ano - Sala 10

Curso de Turismo

  No passado dia 19 de março, a turma do 10º C organizou a atividade "E porque sim" que se traduziu numa venda de produtos gastronómicos variados. As maravilhosas bifanas confecionadas pelas mães do Cláudio e do Guilherme; as coxinhas de frango  e os rissóis da mãe do Nicholas; os brigadeiros da mãe do Pedro Magalhães; o pão de ló da mãe do Gonçalo; os maravilhosos gaufres   da Carolina, entre outros puderam ser degustados. Para além disso, houve muita animação  com o jogo tradicional da dança das cadeiras  que divertiu os participantes e, ainda, a famosa  roleta da sorte  que sempre atribui prémios deliciosos.
Foi um dia animado que revelou a capacidade organizacional desta turma de futuros animadores turísticos.
   

Erasmus+ CPTGPSI

 

PROJETO ERASMUS+ KA1 – Rovigo, Itália

Cinco alunos do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da ESAOF participaram no programa ERASMUS+, em mobilidade de estágio de curta duração (35 dias), ao abrigo da Acreditação Erasmus 2021-2027, no âmbito da Ação Chave 1, do setor do Ensino e Formação Profissional (VET), consistindo em Formação em Contexto de Trabalho em Rovigo, Itália. 

Os jovens partilharam o entusiasmo com a sua formação nas empresas que os acolheram e com a experiência internacional. Esta vivência permitiu um enriquecimento pessoal, profissional e cultural, tornando-os mais recetivos à mudança, numa perspetiva de acesso ao emprego e ao mercado de trabalho europeu.

Ver vídeo

 

Curso de Turismo

 

No dia 11 de março as três turmas do Curso Profissional de Técnico de Turismo frequentaram uma formação, ministrada pela empresa Mixtura, em software Wintouch – Hotelaria. Um software de gestão e faturação online, simples, intuitivo e de fácil utilização, certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira portuguesa.  

Os alunos tiveram a oportunidade de ter acesso a um software de gestão hoteleira e de adquirir competências necessárias para trabalhar num departamento de receção.

Este tipo de formação é uma mais valia, uma vez que permite eliminar longos tempos de formação e adaptação.
 

Dia do Pi

 

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do Pi, mas, a partir de 2020, passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. É um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo e a ESAOF não foi exceção. As turmas de 7.º ano participaram num workshop de construção de flexágonos, dinamizado pelas docentes de Matemática. As turmas de 8.ºAno construíram e decoraram, numa parceria entre as disciplinas de Matemática e de Educação Visual, Caracóis de Pitágoras, que deram origem a uma maravilhosa exposição patente na Biblioteca Escolar. Alguns alunos atenderam ao desafio criativo deste ano, proposto pelo projeto “The International Day of Mathematics”, que consistiu em juntar matemática a um objeto ou lugar do dia a dia e partilhar uma foto original. Algumas das melhores fotos de todo o planeta, incluindo as dos nossos alunos, podem ser vistas aquiA generalidade das turmas assistiu ao vídeo onde a Youtuber “MathGurl” partilha a história por trás da origem deste dia – nomeadamente, o seu grande responsável, o Pi. A turma 10.ºA assistiu à conferência promovida pela Associação de Professores de Matemática, “Os Números são nossos amigos”Como não podia faltar, os professores tiveram ainda direito a bolachinhas com a forma de pi, pois não haveria forma mais deliciosa de partilhar este dia de festa.

 

Curso de Restauração

 

A primavera antecipou-se para receber em Viana do Castelo as turmas de Restauração, no dia 13 de março!

Fomos visitar a Escola de Hotelaria e Turismo e o Museu Fábrica do Chocolate, com uma receção de príncipes e princesas! Vamos espreitar as imagens...

 

Curso de Restauração

 

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Restaurante/Bar realizaram, no passado dia 4 de março, uma visita ao Centro Multimédia da Associação de Empresas do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia.

No centro de eventos  tiveram oportunidade de conhecer melhor a história da região demarcada do Douro. Foram apresentadas as características dos diferentes tipos de vinho e a possibilidade de harmonização com menus e pratos e em diferentes momentos do dia. Fez-se a descida ao Cais de Gaia, junto ao rio Douro e aos famosos barcos rabelo, que há séculos são usados para transportar o precioso néctar da produção até às Caves. A caminhada seguiu-se pela ponte D. Luís até à Ribeira do Porto, passando pela Alfândega, pela Casa do Infante, subindo até à Igreja de São Francisco, o Palácio da Bolsa e o Mercado Ferreira Borges. Aí ganharam forças para a última etapa até à Estação de São Bento, com os seus históricos painéis de azulejos, que atraem grande movimento de turistas para uma fotografia.

 

Curso de Turismo

 

No passado dia 15 de fevereiro, a turma do 11º C do curso de Turismo deslocou-se ao Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), no Porto,  para participar no concurso - Quiz à descoberta de Portugal. 

A nível individual o aluno Eduardo Gomes classificou-se em terceiro lugar. A nível de escolas a ESAOF classificou-se em segundo lugar.

Foi mais uma experiência vivida pelos alunos na primeira pessoa. Estas parcerias entre stakeholders e escola são fundamentais para garantir a qualidade do curso de Turismo. 

 

Clube de Jardinagem

 

O Clube de Jardinagem, em parceria com os projetos Eco-Escolas e Ciência Viva, tem desenvolvido várias atividades. Por um lado, pretende dar continuidade ao projeto da plantação de 40 árvores de fruto pela comunidade escolar, por outro, fazer uma visita à estufa da escola, sensibilizando os alunos para a temática da sustentabilidade e promovendo uma eco-atitude.

Com esse intuito, na semana entre o dia 26 de fevereiro e 1 de março, cada turma visitou a Estufa e o Pomar da escola, onde conheceu a respetiva afilhada (Árvore de Fruto). Na estufa o delegado/a de cada turma  semeou, sementes hortícolas para usufruto da escola.

 

XEQMAT e ProvaQSabes

 
Os alunos do Secundário no âmbito da disciplina de Matemática A, através das professoras Marta Guerra e Sónia Almeida, participaram com entusiasmo, nos dias 21 e 22 de fevereiro, nas Competições Nacionais de Ciência em Rede, da Universidade de Aveiro, nas provas XEQMAT em Rede e ProvaQSabes em Rede. 
A escola esteve muitíssimo bem representada por todos os alunos, alcançando o 18.º lugar no ranking de escolas a nível nacional na prova XEQMAT. As nossas equipas conseguiram estar representadas entre as 100 primeiras equipas entre centenas de equipas em cada uma das provas. 
Na prova XEQMAT 10.º ano a dupla Rita Sousa e Raul Sousa do 10.º A alcançou o 1º lugar a nível nacional tendo completado todos os níveis em 9min41s, destacando-se de todas as equipas participantes.

Parabéns a todos e em especial para a dupla vencedora. 

 

Restaurante Pedagógico

 
No dia 28 de fevereiro, o sol entrou no nosso restaurante pedagógico para receber os professores do Departamento de Ciências e Tecnologias.
 
Mais um apontamento de sorrisos e de sabores!
Bem hajam pela vossa presença!
 

Curso de Turismo

  No dia 15 de março, as turmas de Turismo realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de TIAT, OTET e TCAT. O destino foram as cidades de Vila do Conde e Braga. Em Vila do Conde visitaram, entre outros locais, a nau quinhentista, o museu das rendas de bilros e a casa onde viveu o escritor José Régio. Em Braga, a visita à Sé foi o ponto alto, passando também pela capela encantada Árvore da Vida, pelo Arco da Porta Nova, pela icónica Brasileira, pelo Teatro Circo, entre outros locais de relevo. Foi uma "aula" fora da escola, em que se pôde avaliar a atratividade turística das regiões visitadas, bem como a dinâmica das visitas guiadas.   

Olimpíadas da Língua Portuguesa

 

No passado dia 22 de fevereiro, os alunos da ESAOF participaram nas Olimpíadas da Língua Portuguesa. Houve candidatos do 3ºCiclo e do Ensino Secundário e quase encheram o auditório da escola.

Aguardamos os resultados das provas para ver quem avança para a segunda fase!

Parabéns a todos os envolvidos na atividade, pois a cultura literária e linguística não se resume à sala de aula!

 

Curso de Turismo

 

O aluno Francisco Maria Lagartinho Hilário, do 8º A,  foi o vencedor do concurso "A mais bela cantada de amor", promovido pela turma do 10ºC do Curso de Turismo, e convidou o colega de turma Martim Ramos Castro para almoçar com ele no Restaurante Pedagógico da ESAOF, no passado dia 21 de fevereiro.

A cantada vencedora é a seguinte:
"Tu és o melhor prémio deste concurso,
Contigo ganho mais do que com um simples discurso.
O teu sorriso é o primeiro a conquistar,
Professores ajudem-me a ganhar para com ela ir almoçar."
Foi pena o convite não ter sido aceite por ela....
 

Desporto Escolar

 

Decorreu, a 22 de fevereiro, na ESAOF mais um Torneio GiraVolei, organizado e dinamizado pela escola, com a colaboração da Associação de Voleibol do Porto.

Uma manhã repleta de emoções, destinada aos mais jovens (3º ciclo), que culminou com a entrega de prémios aos primeiros classificados. Parabéns a todos os participantes.
 
Para o ano há mais!
 
 

Desporto Escolar

 

Realizou-se, na passada quarta-feira, a 2ª jornada de Ténis de Mesa, na Escola Secundária Almeida Garrett.

O Clube de Desporto Escolar da ESAOF orgulha-se da prestação dos seus atletas. Desta vez, no escalão de Iniciados, a nossa escola obteve o 1º lugar por equipas e o 2º lugar na classificação individual. Parabéns!
 

Restaurante Pedagógico

 
No dia 22 de fevereiro foi a vez de recebermos um grupo de Psicólogos no nosso Restaurante Pedagógico!
 
A equipa da Restauração preparou um Coffee Break para este momento de convívio.
 
Mais um apontamento de sabores e sorrisos!
 

Restaurante Pedagógico

 

No dia 21 de fevereiro houve movimento, cor, gestos e sorrisos no nosso Restaurante Pedagógico! A saborear connosco estiveram os professores do Departamento das Expressões!

O Diretor e a equipa da Restauração agradecem a vossa presença!

 

Carnaval e Dia dos namorados

 
Este ano, na ESAOF, o Carnaval e o Dia dos Namorados entrelaçaram as suas comemorações.  Os alunos do 11º C do curso de Turismo procederam à decoração do Pavilhão C, assim como, do auditório para a realização de sessões de cinema.
A turma do 10º C, no exterior, montou um espaço para apresentação do concurso "A mais bela cantada de amor" que tem como prémio um almoço,  para duas pessoas, servido pelo Restaurante Pedagógico da ESAOF.
 
Estas atividades são bem-vindas  porque permitem a criação de parcerias entre turmas e o desenvolvimento de competências.
 

Desporto Escolar

  O Clube de Desporto Escolar da ESAOF tem vindo a participar, semana a semana, nos quadros competitivos estipulados para cada modalidade.
Já se realizou a 1ª jornada de Badminton e a 1ª jornada de Andebol. Os jogos disputados valeram pela participação e dedicação dos nossos alunos que tão bem representam a ESAOF.
Já na passada sexta-feira foi a vez do Corta-Mato CLDE, Porto, realizado em Santo Tirso. 
 
Parabéns a todos os alunos que, de forma despretensiosa, representam a escola.
 

GiraVolei

 
O GiraVolei está de regresso. Na manhã da próxima quinta feira, dia 22 de fevereiro, as duplas dos 7º, 8º e 9º anos participarão na festa do voleibol! 
 
Organização Educação Física + Associação Voleibol do Porto
 

 

Ubuntu

 

Voltamos a vestir a camisola e fomos mais uma vez com o espírito Ubuntu caminhar pelos sem abrigo. Levamos comida, roupa e calçado doados solidariamente pela nossa comunidade!

Agradecemos em especial ao grupo Corações Andantes que em todas as ocasiões nos acolhem de braços abertos e protegem os nossos alunos de uma realidade, tantas vezes difícil de gerir.

 

Ver vídeo

 

Viver+ Ciência

 

No dia 9 de fevereiro, os alunos da turma D do 11º ano do Curso PTGPSI estiveram presentes nos Dias Abertos da FCUP. Foi uma oportunidade única para conhecerem os laboratórios, as salas de aula, os estudantes, os investigadores, os professores, e participarem nas atividades promovidas no âmbito dos cursos de Bioinformática, Ciência dos Computadores, Engenharia Informática e Computação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

A Química e a Bioquímica também prenderam a atenção dos curiosos alunos. Uma manhã bem passada, onde o lema “Viver+Ciência” acompanhou os alunos da ESAOF…

 

Ver documentoVer vídeo

 

Curso de Restauração

 

Sete de fevereiro foi o dia de receber no nosso Restaurante Pedagógico os professores do Departamento das Ciências Sociais e Humanas!

Mais um momento descontraído, encontro de conversas e de sabores.

Obrigada pela presença!

 

Concurso de Poesia

 

Este ano, celebra-se a 25ª edição do CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE VILA NOVA DE GAIA, dinamizada pelas Bibliotecas Escolares deste Concelho.

O tema é LIVRE e podem participar alunos e ex-alunos, encarregados de educação, professores, técnicos licenciados e não licenciados e assistentes operacionais, em diferentes escalões. Todas as informações necessárias constam no Cartaz e no Regulamento alusivos ao Concurso. Haverá prémios para os melhores trabalhos poéticos, quer a nível de Escola, quer a nível de Concelho.

Ver cartaz  |  Ver regulamento

 

ERASMUS+ VET ROVIGO, ITÁLIA

 

No dia 4 de fevereiro, um grupo de alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira, Arcozelo, Vila Nova de Gaia, acompanhados pela professora Ana Paula Macedo, rumaram a Rovigo, Itália, para realizarem um estágio internacional de cinco semanas, no âmbito  do programa ERASMUS+ VET.

 

Clube Ubuntu

 
Em 2022, o Clube Ubuntu apresentou à escola o Mural Ubuntu com a intervenção incrível do Arquiteto José Manuel Gomes, pai da nossa aluna Carolina Gomes. Quase dois anos depois, voltamos com uma história semelhante: inauguramos duas mesas de ping-pong! Desta vez, contamos com a participação e autoria do Sr. Rui Guedes, pai da nossa aluna Rita Guedes. Este projeto contou com o importante apoio e patrocínio das Águas de Gaia, que gentilmente cederam a madeira e o vidro. A madeira é reutilizada alertando toda a comunidade escolar para a importância da economia circular na construção de um planeta mais sustentável.
 

O Clube Ubuntu expressa o profundo agradecimento e reconhecimento aos pais que nos ajudaram a concretizar ambos os projetos e por terem trabalhado ao serviço da nossa comunidade, mostrando um exemplo importante de generosidade, de trabalho e resiliência. Continuem a acreditar nos nossos projetos.

 

Ténis de Mesa da ESAOF

 

Decorreu no passado dia 24 de janeiro a 1ª jornada de Ténis de Mesa, realizada na Escola Secundária Almeida Garrett, em Gaia.

Parabéns a todos os participantes!

Lembramos que ainda se podem inscrever e fazer parte deste grupo fantástico.

 

Curso de Restauração

 

 

Hoje o Departamento das Línguas foi ao Restaurante Pedagógico degustar, conviver e partilhar sabores e conversas. Mais um dia luminoso, a despertar sorrisos!

 

 

Jornal ESAOF

 

Esta semana é a nossa vez!

O suplemento do jornal "O Gaiense", de 27 de janeiro, é da autoria da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira.

Este suplemento insere-se na iniciativa "Melhor Escola".

Não perca!!

 

Curso de Restauração

 
O dia 17 de janeiro acordou com sol... para conduzir toda a equipa de Restauração à Fábrica de Cerveja Nortada e à Conserveira Pinhais!
 
Foram momentos de muita aprendizagem, partilha e boa disposição!
 

Corta Mato

 
Manhã ativa na ESAOF
 
 
Durante a manhã do dia 9 de janeiro, decorreu o tradicional Corta Mato escolar.
 
O frio não foi suficiente para afastar o entusiasmo e a vontade de competir dos alunos presentes na prova.
 
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes! 
 
 
 

Caminhada dos Reis

 
Caminhada dos Reis - ESAOF
 
 
Com o objetivo da promoção da atividade física e do combate ao sedentarismo, na manhã do dia 9 de janeiro, a comunidade escolar da ESAOF foi convidada a realizar um percurso a pé no espaço escolar, antecedendo as atividades do Corta Mato.
 
Houve grande adesão e prémios para as turmas melhor representadas. 
 
 

Curso de Turismo

 

A turma do 2º ano de Turismo regressou à escola depois de realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho na empresa Desfrutar Eventos, que   colaborou  na 15ª edição do Parque Temático de Natal - Perlim. Através deste estágio os alunos   puderam ter o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho, desenvolver diversas tarefas  e obter  uma excelente aprendizagem. O Perlim mantém-se como uma referência internacional,  neste tipo de eventos, transformando o palco natural da Quinta do Castelo,  em Santa Maria da Feira, num lugar mágico na quadra natalícia, atraindo este ano mais de 120.000 visitantes.

 

Natal na Biblioteca

 
A quadra natalícia também foi celebrada na Biblioteca da ESAOF. 
O Clube de Inglês brindou-nos com magníficas interpretações de Cânticos de Natal (Christmas Carols), a cargo de um coro constituído por alunos do Ensino Secundário.
No âmbito da disciplina de Português, os protagonistas foram os alunos do 3º Ciclo: alguns participaram numa atividade de leitura partilhada do conto Natal no Hipermercado, de Luísa Ducla Soares, levando-nos a refletir sobre o verdadeiro valor das coisas; outros, leram expressivamente poemas alusivos ao Natal, de vários autores portugueses.
 

Convívio de Natal

 

O convívio de Natal de 2023 contou com a participação de um grupo de alunos que cantou em coro cânticos de Natal. À mesa saboreamos bebidas, salgados e doces preparados pelos formandos do Curso de Restauração e pudemos apreciar a decoração criada pelos alunos do Curso de Turismo.

O espírito natalício esteve presente, transmitindo paz e muita alegria!

 

Mercado de Natal na ESAOF

 

 O Mercadinho Solidário ESAOF realizou-se a 14 de dezembro, revertendo as  receitas das vendas a favor dos projetos de cidadania: "Abraçar Buba" e "ESAOF solidária".


Esta iniciativa permitiu à comunidade educativa ter um papel ativo na construção de um mundo mais solidário.

 

Decorações de Natal na ESAOF

 

Este ano na ESAOF temos o concurso do melhor espaço natalício, e a comunidade educativa  participou ativamente na decoração dos espaços.

Quem será o vencedor? Isso não interessa, valeu o esforço de todos e o resultado final.

 

Curso de Informática

 

No dia 14 de dezembro, os formandos do 1º e 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos tiveram um dia repleto de vivências e aprendizagens ao visitar o Museu dos Descobrimentos, o Museu Judaico e o castelo, em Belmonte, o Data Center na Covilhã e a aldeia histórica, Sortelha.

As vivências e as aprendizagens passaram por entender a capacidade de alojamento e gestão de infraestruturas de tecnologias de informação do Data Center, por viajar ao passado com Pedro Álvares Cabral, por conhecer usos e costumes da comunidade judaica, por descobrir recantos e encantos de Sortelha e, não menos importante, por fortalecer relações interpessoais.

 

Educação Especial

 

Numa abordagem inclusiva, alunos e docentes de Educação Especial e do projeto costura elaboraram vários trabalhos manuais para o Mercadinho de Natal: presépios e artigos decorativos para a árvore de Natal. Confecionaram compota de abóbora e marmelada.

Estamos especialmente orgulhosas deste grupo de trabalho fantástico!

O grupo de Educação Especial

 

Curso de Restauração

 

No dia 13 de dezembro voltámos a receber no restaurante pedagógico os nossos preciosos colaboradores!

Um bem haja a todos e Boas Festas!

 

Escola Ativa

 

Na próxima semana (11 a 15 dezembro) durante o intervalo grande da manhã (10h-10h20), no pavilhão gimnodesportivo, poderás jogar Ténis de Mesa ou Badminton.

Traz umas sapatilhas e aparece!

 

Curso de Restauração

  O almoço do dia 6 de dezembro contou com a presença de alguns elementos da nossa Comunidade Educativa, que todos os dias nos acolhem, mantendo espaços e documentos em ordem! Bem hajam!  

Corta-Mato

 

No dia 9 de janeiro irá realizar-se mais uma prova de Corta-Mato na escola. 

Vem participar numa manhã repleta de atividade física, a correr ou a caminhar.
 

Workshop de Hardware

 

Os alunos André e Luís do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, no âmbito das suas Provas de Aptidão Profissional, proporcionaram workshops sobre hardware aos alunos do 8º ano, promovendo competências e conhecimentos na área das TIC.

Os nossos finalistas desempenharam o seu papel com responsabilidade, autonomia e entusiasmo, motivando assim os alunos do 8º ano para a aprendizagem e a solicitar novos workshops neste formato.

 

Clube Ubuntu

 

No dia 20 de novembro alguns alunos e educadores do clube Ubuntu da ESAOF tiveram a oportunidade de participar no III Encontro Nacional das Escolas Ubuntu realizado na Fundação Calouste de Gulbenkian.

Foi um momento de partilha, de festa e inspiração da filosofia Ubuntu.

 

Curso de Restauração

 

No dia 29 estivemos de novo juntos a almoçar... Mas desta vez tivemos a simpática companhia das Colegas da nossa escola vizinha, EB 2/3 Sophia de Mello Breyner, e dos alunos da nossa Associação de Estudantes.

Um momento muito agradável, para degustar os petiscos propostos pela equipa da Restauração e para pôr as conversas em dia. A repetir!

 

Curso Profissional de Informática

 
No dia 23 de novembro, os alunos das turmas do Curso de TGPSI, da ESAOF, foram à Lisboa Games Week. 
 
Foi mais um dia cheio de vivências e experiências interessantes e enriquecedoras, para os alunos deste curso.
 

Curso Profissional de Informática

 

No dia 22 de novembro, o nosso ex-aluno do Curso de Informática e atual parceiro de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), Hélder Pinhal, partilhou o seu percurso de vida académico e profissional com as turmas do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Num ambiente informal, deu uma visão da realidade da profissão de programador no nosso país e no estrangeiro e salientou a importância da formação superior para alcançar a posição que ocupa atualmente ao nível profissional. 

 

Curso Auxiliar de Saúde

  As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto – Exposição ‘Bodies’, onde tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o corpo humano, através da observação de corpos doados à ciência, “cuidadosamente preservados” por plastinação (um processo tecnológico de preservação de materiais biológicos).  

Curso Auxiliar de Saúde

 

As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo à  Liga Portuguesa Contra o Cancro no Porto, onde realizaram experiências no laboratório e participaram numa sessão de educação para a saúde. 

O acolhimento e acompanhamento realizado pela Enfermeira Mónica Gomes foi excelente, tendo fornecido informações e partilhado experiências enriquecedoras para estes alunos.

   

Competição Bebras

  Uma vez mais a ESAOF participou na competição Bebras.  
Esta iniciativa mundial promove o pensamento computacional colocando os alunos a resolver um conjunto de desafios.
Entre os dias 6 e 17 de novembro, cerca de 400 alunos da ESAOF participaram nesta iniciativa.
 
Parabéns a todos pela forma empenhada em que participaram nesta iniciativa.
 

Aula de ReactJS

 

A turma do 3º ano do Curso de TGPSI teve uma aula especial pois o Alexandre, o Jaime e a Noemi estiveram a fazer um workshop sobre as principais funcionalidades do ReactJS para os colegas. O ReactJS é uma das bibliotecas de JavaScript mais populares para desenvolvimento de aplicações web ou para dispositivos móveis.

Foi uma aula participativa onde os alunos tiveram o protagonismo na sua aprendizagem.

 

EXPOJOB

 
EXPOJOB
MERCADO DE OPORTUNIDADES
 
A ESAOF foi convidada a participar na II Edição da EXPOJOB, organizada pela Junta de Freguesia de S. Félix da Marinha e União de Freguesias de Serzedo e Perosinho.
Um dos temas abordados foi "Importância da Formação Profissional na Inserção no Mercado de Trabalho", sendo a docente Lurdes Xambre uma das palestrantes, em representação da escola.
 
 
 

Restaurante Pedagógico

 
No dia 8 de novembro aconteceu o primeiro almoço no Restaurante Pedagógico da nossa escola, confecionado e servido pelos alunos de Restauração do 10ºE e do 11ºE, sob a orientação do professor Ricardo Machado.
 
Este evento marcou o arranque de um percurso gastronómico, em contexto pedagógico e em situação real de trabalho, que se estenderá por todo o ano letivo.
 
Estejam atentos a estes momentos de degustação!
 

Biblioteca Escolar

 

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo. Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinalou-se a 23 de outubro.

No presente ano, o mote lançado foi “Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar”. Neste âmbito, realizaram-se, na Biblioteca da ESAOF, atividades de leitura partilhada, na disciplina de Português, e de conversação, na disciplina de Inglês.

Através do texto e da imagem, com a história “A menina que queria salvar os livros”, de Klaus Hagerup, os alunos puderam dar asas à imaginação e à fantasia. Num outro momento, a partir de uma curta sinopse do livro “A casa que voou”, de Catarina Sobral e Davide Cali, criaram pequenas histórias em inglês que partilharam com os colegas. Ainda em língua inglesa foi feita a apresentação do livro “What do you do with an idea?”, de Kobi Yamada, que levou os alunos a refletir sobre a importância de valorizar uma ideia, independentemente da sua natureza.

 

Visita de Estudo do CPTAS

  As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo à Expo One Health, patente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) no Porto, onde conheceram o conceito deste programa internacional e participaram em diversas experiências.  

Visita de Estudo do CPTAS

  As turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram, no âmbito do currículo do Curso, uma visita de estudo à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Espinho. O acolhimento e acompanhamento realizado pela Diretora Sara Ramos e respetiva equipa foi excelente, tendo fornecido informações e partilhado experiências enriquecedoras para estes alunos.  

Desporto Escolar

 
 
Estão  abertas as inscrições para as atividades promovidas pelo Desporto Escolar.
 
Participa!
 

Halloween

 

Na ESAOF o dia 31 de outubro foi, à semelhança dos outros anos, muito animado com a comemoração do Halloween. Os alunos puderam participar em atividades de carácter lúdico na sala 16 e na Biblioteca. Sessões de cinema com filmes assustadores, instalações alusivas às tradições mexicanas do Día de los Muertos, uma banquinha com muitos doces e a roleta da sorte, foram algumas das atividades que deixaram todos satisfeitos.

Restaurante Pedagógico

 
Venham almoçar connosco, uma vez por mês, ao nosso Restaurante Pedagógico!
Temos sabores e sentidos para degustar e descobrir, numa viagem gastronómica que passa pelas delícias regionais e chega a destinos exóticos do paladar.
Acontece na sala 35, em data sempre anunciada, com um número de vinte comensais, mediante inscrição prévia. E o preço... é uma das boas surpresas desta partilha!
Ficamos à vossa espera!
 
A equipa do Curso Profissional de Técnico de Restauração
 

Combate ao Bullying

 
A ESAOF como escola que pretende ser um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, realizou em conjunto com elementos da GNR pertencentes à Escola Segura, palestras para alunos sobre a violência em meio escolar no Dia Mundial de Combate ao Bullying (dia 20 de outubro). Estas palestras tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para as vivências que muitos jovens têm num espaço que deveria ser tranquilo, seguro e promotor de desenvolvimento e o impacto que determinadas atitudes e comportamentos têm no bem estar e equilíbrio de todos.
Consciencializar a comunidade escolar para esta realidade não é uma tarefa de um dia apenas, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas!
 

Clube Ciência Viva

  A equipa do Clube Ciência Viva na ESAOF agradece aos alunos da turma A do décimo segundo ano, pela disponibilidade e empenho demonstrados na execução do poster digital, sob a orientação da professora de Biologia, o qual representou a escola no 2º Encontro de Clubes Ciência Viva, no passado dia 13 de outubro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.  

Outubro Rosa

 
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde decidiram elucidar a comunidade escolar com "Verdades e Mitos" sobre o Cancro da Mama, de forma a não só alertar mas a esclarecer toda a comunidade escolar.
  
"Sinta o seu corpo, ouça o seu médico, reveja os seus conceitos e vá além do seu tempo. O corpo é o nosso abrigo, por isso não deixemos de cuidar dele com muito amor. Faça o autoexame da mama e previna-se contra o cancro da mama! A prevenção e o conhecimento são os maiores aliados para um diagnóstico precoce e tratamento eficaz.”
 

 

Clube Ciência Viva

 

No dia 13 de outubro, a ESAOF esteve presente no 2º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa.

A participação da escola foi reforçada com a apresentação de um poster digital das atividades desenvolvidas pelo Clube Viver+ Ciência no ano letivo anterior.

 

ECOVALOR 22/23 - RESULTADOS

 

O projeto ECOVALOR na ESAOF tem como missão promover a separação de resíduos para reciclagem e as boas práticas ambientais na comunidade escolar.

No ano letivo de 2022/2023 foram enviados para reciclagem 945 sacos azuis e 405 sacos amarelos, permitindo um retorno financeiro para a escola de 769,50 euros.

Agradecemos a todos os que participaram, com especial ênfase para os assistentes operacionais da ESAOF.

 

Projeto "Bairro Feliz"

 

Mais um projeto em que a ESAOF se envolve com a preocupação de proporcionar novas competências aos alunos.

 A votação já está a decorrer!

 

APOIA A NOSSA CAUSA NO PINGO DOCE DE ARCOZELO

VOTA NO LOCAL ou ENTREGA AS MOEDAS “BAIRRO FELIZ” NO PBX DA ESCOLA

 

 

Dia da Saúde Mental

  O serviço de psicologia e orientação, não podia deixar de assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental. Este dia tem como objetivo chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou sócio-económicas. É muito importante combater o preconceito e estigma à volta da saúde psicológica e encará-la como uma prioridade na vida de todos nós. Não há saúde sem saúde mental!
Esta data comemora-se desde 1992 e foi estabelecida pela Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health). 
Gostaríamos de deixar algumas recomendações para garantir uma boa saúde mental:
- Reconheça as suas emoções e sentimentos diante de todas as situações
- Evite o excesso de informação
- Procure fazer o que gosta
- Crie objetivos
- Interrompa pensamentos repetitivos, negativos e catastróficos
- Mantenha as suas redes de apoio e suporte 
- Respeite os seus limites
- Aprenda técnicas de relaxamento ou de meditação
- Pratique uma boa alimentação e uma boa rotina de sono
- Faça exercício físico

"Tudo bem não estar bem o tempo todo!"

 

Casa Fiz do Mundo

  No passado dia três de outubro na ESAOF, decorreu a apresentação do projeto Casa Fiz do Mundo, a cargo de quatro estudantes universitários do Porto e voluntários da paróquia de Espinho. A apresentação teve como objetivo dar a conhecer e sensibilizar os alunos do ensino básico para o projeto, que visa apoiar a comunidade de Buba, na Guiné-Bissau. O projeto missionário da paróquia de Espinho é apelidado de Casa Fiz do Mundo – Guiné e tem como um dos seus principais objetivos apoiar as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) na sua missão em Buba, Guiné. Neste momento, esse apoio traduz-se na sustentabilidade da escola destinada do pré-escolar até ao 2º ciclo, capaz de assegurar o ensino e o acompanhamento das crianças e na construção de um pequeno hospital para facilitar o acesso aos cuidados de saúde a todos. Para além disso, esta missão propõe aos jovens da paróquia de Espinho a dinamização da comunidade e a responsabilidade por viver em missão - “ir em missão para vir em missão”. A missão é uma só: fazer deste mundo uma casa para todos, uma casa comum.  

Mobilidade Erasmus+ VET

 

 “Mobilidade Erasmus + VET (Vocational Education and Training)”

No dia 4 de outubro, decorreu no auditório da ESAOF, uma sessão de esclarecimento sobre a Mobilidade Erasmus+ dos alunos dos Cursos Profissionais, sob a orientação do professor Victor Fernandes do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Santo Tirso. Este evento pretendeu apresentar o Programa Erasmus+ e esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

   

Dia Mundial do Turismo

 

 

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo elaboraram painéis comemorativos do Dia Mundial do Turismo.

 

Dia do Turismo

 

Turmas de Turismo descobrem o encanto de Guimarães: uma viagem inesquecível!

No passado dia 27 de Setembro, as turmas de Turismo da ESAOF realizaram uma visita de estudo a Guimarães, no âmbito das disciplinas de OTET, TCAT, TIAT, acompanhados pelas professoras Cármen Martins, Sílvia Teixeira e Graça Heleno.
Os monumentos visitados foram: Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães, Centro Histórico de Guimarães, Monte da Penha e seu Santuário. Em cada monumento visitado, os alunos do 12ºC, fizeram uma breve apresentação em Português, Inglês e Francês, fruto de uma pesquisa prévia e com o objetivo de treinarem as competências linguísticas.
Os alunos desfrutaram ainda de uma viagem de teleférico até ao Monte da Penha, onde puderam contemplar as magníficas formações rochosas e a deslumbrante paisagem sobre a cidade.

 

Estas visitas são muito importantes para as turmas do Curso Profissional de Técnico de Turismo, pois com elas adquirem-se conteúdos essenciais para o Curso, dando-lhe um carácter mais prático, e fica-se a saber mais acerca da história do nosso país. A visita foi também muito importante para a inter-relação entre as 3 turmas. Foi, assim, uma excelente forma de assinalar o Dia Mundial do Turismo!!!

 

Dia Europeu do Desporto na Escola

 
No próximo dia 29 de setembro de 2023, e à semelhança dos anos anteriores, a nossa escola vai integrar a comemoração do Dia Europeu do Desporto na Escola.
A programação das atividades de Voleibol e Andebol foca-se nos alunos do 3º ciclo, abrangendo todas as turmas ao longo da manhã.
A ESAOF terá a colaboração dos clubes Associação Académica de Espinho (AAE) e do Sporting Clube de Espinho (SCP).
 

Ubuntu

  Na semana passada tivemos mais uma vez na nossa escola, as semanas Ubuntu. Foram momentos de partilha, aprendizagens e construções de relações que esperemos que perdurem ao longo do ano letivo. Os alunos aprenderam conceitos como a empatia, resiliência, autoconfiança, autoconhecimento e serviço, pilares fundamentais da filosofia Ubuntu. Agradecemos a todos os educadores, em especial aos do IPAV, que mais uma vez se disponibilizaram para esta aventura, permitindo a continuidade do projeto na nossa escola. Parece-nos que foi uma excelente forma de acolhermos os novos alunos e fazê-los sentirem-se em casa!  

Podcast em vídeo

 
No âmbito do PADDE da ESAOF, os alunos Líderes Digitais convidaram a GNR-Escola Segura, representada pelo Cabo-chefe Rui Andrade, do Destacamento Territorial de Vila Nova de Gaia, para realizar um Podcast com gravação simultânea em vídeo, que aqui se encontra integralmente  reproduzido.
Neste encontro foram abordados os temas 
Desinformação e Informação na Internet,  Como prevenir e combater as diversas formas de violência online Proteção de dados e gestão de privacidade e Compras online e publicidade digital, tendo por base os resultados obtidos no inquérito aplicado a todos os alunos da ESAOF sobre estes assuntos.

Ver vídeo da entrevista

 

Líderes Digitais

 
No âmbito do PADDE da ESAOF, os alunos Líderes Digitais convidaram a GNR-Escola Segura, representada pelo Cabo-chefe Rui Andrade, do Destacamento Territorial de Vila Nova de Gaia, para realizar um Podcast com gravação simultânea em vídeo. 
Neste encontro foram abordados os temas 
Desinformação e Informação na Internet,  Como prevenir e combater as diversas formas de violência online Proteção de dados e gestão de privacidade e Compras online e publicidade digital, tendo por base os resultados obtidos no inquérito aplicado a todos os alunos da ESAOF sobre estes assuntos.

No início do próximo ano letivo, esta entrevista será divulgada na íntegra. 

 

Cursos EFA

 
Se não tem o 6°, 9° ou 12°ano e pretende concluir, temos a formação à sua medida.
 
Entre em contacto connosco: 
Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira (secundária de Arcozelo), 227626240, secretaria@esaof.edu.pt
 
Esperamos por si!!!!!
 

Selo eTwinning

 

 

A ESAOF recebeu o Selo Escola eTwinning 2023-2024.

 A escola foi reconhecida a nível europeu pelos valores do eTwinning nas políticas, práticas e desenvolvimento profissional da escola com o apoio da sua Direção.

 

 

Líderes Digitais

  No âmbito do PADDE da Esaof, os alunos Líderes Digitais convidaram uma formadora da DECO Jovem para uma palestra - ConsumerTalks - destinada aos alunos do 8ºano da nossa escola, relativa ao tema Compras online e publicidade digital.  

Prémio "Melhor Capa"

 

A ESAOF foi distinguida nos prémios Melhor Escola do jornal "O Gaiense" com a Melhor Capa.

A capa do suplemento do jornal de 15 de abril reflete o tema abordado na reportagem Estrada das Quintas que dá a conhecer as vivências do passado e do presente das quintas da estrada Nacional 1-15, mais conhecida por estrada velha Porto-Espinho.

Ver entrega do prémio  |  Ler jornal digital

 

Selo Segurança Digital

 

 

A ESAOF obteve, no dia 10 de fevereiro de 2023, o Selo de Ouro de Segurança Digital até agosto de 2024.

 

   

Eu sou... Conhece-me!

  O serviço de psicologia e orientação (SPO) apresenta o projeto "Eu sou... Conhece-me!", inspirado na filosofia da importância da empatia, do auto e heteroconhecimento e o impacto deste para o sucesso educativo e pessoal dos nossos jovens e alunos. 
 
Acreditamos também que todas as pessoas desejam ansiosamente conhecer algo acerca da entidade que lhes fala ou da que as ensina.

Vê a notícia na íntegra em

 

Erasmus

 

A ESAOF recebeu o Certificado  da Acreditação Erasmus no domínio do Ensino e Formação Profissional.

Esta acreditação vai permitir direcionar a escola para uma internacionalização ao nível da formação, promovendo um ensino que potencie o multilinguismo, uma educação multicultural, o sucesso escolar e dotar os alunos dos cursos profissionais de competências promotoras de maior inserção no mercado de trabalho.

Parabéns a todos os intervenientes!!

 

Estudar na ESAOF

 
Como é estudar na ESAOF?
Testemunho importante do Tony Pereira, Presidente da Associação de Pais.
 
   

Selo EQAVET

 
 
A 28 de junho de 2021 esteve presente na escola a equipa inspetiva EQAVET.
 
Após as entrevistas organizadas nos diferentes painéis onde estiveram representados os diferentes stakeholders atribuíram o Selo de Conformidade EQAVET.
 
Este selo garante que a ESAOF cumpre com as normas europeias de qualidade nos Cursos Profissionais.
 
 

Caminhada dos Reis

 
Caminhada dos Reis - ESAOF
 
 
Com o objetivo da promoção da atividade física e do combate ao sedentarismo, na manhã do dia 9 de janeiro, a comunidade escolar da ESAOF foi convidada a realizar um percurso a pé no espaço escolar, antecedendo as atividades do Corta Mato.
 
Houve grande adesão e prémios para as turmas melhor representadas. 
 
 

Corta Mato

 
Manhã ativa na ESAOF
 
 
Durante a manhã do dia 9 de janeiro, decorreu o tradicional Corta Mato escolar.
 
O frio não foi suficiente para afastar o entusiasmo e a vontade de competir dos alunos presentes na prova.
 
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes! 
 
 
 

Consulta as informações dos Cursos Profissionais da ESAOF no Catálogo Digital
A ESAOF já está no Instagram!! 
Segue-o em @equipaticesaof.