Image
O programa Eco-escolas é um projeto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia. Em Portugal este programa é organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
A metodologia de ação envolve sete passos:

Projeto Eco-Escolas

Elementos da equipa
Ana Paula Ferreira
Graça Borges
Manuela Coelho
Mafalda Lemos
Projetos

Notícias em destaque

ECOVALOR 22/23 - RESULTADOS
 

O projeto ECOVALOR na ESAOF tem como missão promover a separação de resíduos para reciclagem e as boas práticas ambientais na comunidade escolar.

No ano letivo de 2022/2023 foram enviados para reciclagem 945 sacos azuis e 405 sacos amarelos, permitindo um retorno financeiro para a escola de 769,50 euros.

Agradecemos a todos os que participaram, com especial ênfase para os assistentes operacionais da ESAOF.

 
Eco-Escolas - Vencedor
 

Projeto: “O Mar Começa Aqui”

 

O protótipo vencedor foi elaborado pelo João Gonçalves Vaz do 8ºD.

Muitos parabéns!

 
Eco-Escolas
 

Desafio da ABAE "O Mar Começa Aqui"

Últimos dias para a submissão do desenho/protótipo a pintar. Participa, apresenta a tua ideia!

Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.

Ler mais em "O Mar Começa Aqui"

Para mais informações visita: https://omarcomecaaqui.abae.pt/

 
Eco-Escolas
 

ECO-ESCOLAS- Projeto Ecovalor

 Para permitir a correta separação dos resíduos, em cada sala da ESAOF, assim como em vários pontos do recinto escolar, encontram-se dois sacos ecológicos (um azul e um amarelo), para além do caixote do lixo indiferenciado:

  • O saco azul recebe papel e cartão limpos;
  • O saco amarelo recebe plástico, embalagens de bebidas, metalizados e esferovite;
  • No caixote do lixo indiferenciado são colocados os outros resíduos (aparas de lápis, cascas de fruta e restos de alimentos, lenços e guardanapos sujos, etc).

Como podes colaborar?

Separa sempre os resíduos de embalagem de forma correta. Para esse efeito, utiliza os recipientes espalhados pelo recinto escolar, dentro e fora da sala de aula.

Ganha o ambiente e ganha a ESAOF!!!

 
Eco-Escolas
 

ECO-ESCOLAS- Projeto Ecovalor

 A ESAOF está a participar, mais uma vez, na Campanha ECOVALOR dinamizada pela Suldouro, que visa promover a política dos 3Rs e a deposição seletiva de resíduos de embalagem.  As escolas são premiadas pelo seu bom Desempenho Ambiental, em função dos quantitativos recolhidos e enviados para reciclagem.

Em 2020/2021, conseguimos encher 366 sacos azuis (com papel e cartão) e 115 sacos amarelos (com plástico, metal e pacotes de bebidas)!

 
Eco-Escolas